• Darlan Aranha

Somos contratados e não convidados


Esse post era para ter sido publicado há dois dias atrás. Mas vim à São Paulo e acabei não conseguindo parar para escrever. Estou aproveitando essa calmaria do domingo de manhã para finalmente escrever e postar.


Darei minha opinião sobre um assunto que gera muita polêmica. Já aproveito para deixar claro que respeito a opinião de cada um e estou aberto ao diálogo sobre esse post.


Primeira coisa que quero deixar bem claro. Quando sou contratado para fotografar, sou um profissional, prestador de serviço. Por mais que eu seja contratado por clientes de anos, amigos ou familiares, ainda assim estou ali para prestar um serviço. Então eu trabalho normalmente. Nada de ficar sentando numa mesa de papo furado enquanto a festa está rolando. Não é só porque eu sou considerado também um convidado que me comportarei como um.


Segundo ponto. Ficar sem comer durante 4h não vai te matar!!! 12h sem almoçar/jantar também não (para os casamentos). Sempre que vou fotografar um evento, procuro me alimentar muito bem para conseguir ficar o máximo de tempo possível sem comer e sem sentir aquela fome que nos faz ficar pensando em mais nada além de comer. Normalmente sempre deixo alguns doces na mochila e, dependendo de como é servido no evento, vou beliscando algo. Mas eu raramente sento para comer. E, quando eu sento, NUNCA esqueço do mundo. Fico sempre de olho na festa. Se eu ver que vai acontecer algo já pego a câmera na mesma hora e parto pro click.


E por último é ir embora levando a "festa toda". Para eu levar algo para casa os clientes quase me batem e mesmo assim quase sempre não levo. Quem leva, tudo bem. Não acho errado. O que eu não acho legal é irem pedir. Já vi muita gente indo pedir para os clientes. Claro que a maioria dos clientes não vão negar. Mas, e se as coisas tiverem contadas? Vão deixar os convidados sem por causa de fornecedor? Que, inclusive, receberam para estarem na festa, se não, nem estariam. Já aconteceu de, numa festa, eu pegar uma sacolinha para levar depois que 3 pessoas insistiram muito. Mas, uma hora eu vi que algum convidado queria uma (ou mais uma) e já tinha acabado. Eu fui lá, peguei o que eu tinha ganhado e entreguei para darem para esse convidado.


Você, fornecedor e cliente, deixe a sua opinião sobre o assunto. Compartilhe conosco algo que já vivenciou. Se quiser, faça alguma observação sobre algo que eu falei também. Pode ser através de um comentário aqui ou, se não quiser se expor, entre em contato por algum outro canal 😉



Espero que tenham gostado desse meu post. Usem os comentários também para sugerirem outros assuntos 😁

42 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Maquiagem na fotografia

Me perguntaram qual tipo de maquiagem eu gosto para fotografia, como assunto para eu escrever aqui. Vou falar só um pouquinho pois não tenho muito conhecimento sobre maquiagem. Meu negócio é apenas fo

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Pinterest

© 2019 por Darlan Aranha